quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Voto consciente

As eleições estão chegando e o que mais vi durante o período de campanha é muitas pessoas estão desanimadas para votar em razão de tanta corrupção.
Contudo, é preciso incentivá-las a votarem de forma consciente!
Você que está pesquisando seus candidatos pode dar exemplo aos que simplesmente dizem que vão anular o voto, convencendo-os a reagirem e a exercerem a própria cidadania.
Existem vários sites que ajudam os eleitores a ter noção sobre cada candidato, por exemplo:
http://www.excelencias.org.br/
http://www.extratoparlamentar.com.br/ ( que disponibiliza um questionário onde o eleitor responde perguntas sobre matérias de projetos votados na Câmara dos Deputados e depois suas respostas são comparadas com a posição de cada deputado.
http://www.webcidadania.org.br/ ( no qual o eleitor tem acesso a dados da Câmara Legislativa e dos deputados).

De se ressaltar que o TSE tem feito uma ótima campanha contra a compra ou venda de votos no Brasil, divulgando sites para denúncias que podem ser noticiadas ao Ministério Público Eleitoral, até mesmo fora do período eleitoral, bem como aos Tribunais Regionais Eleitorais e ao Tribunal Superior Eleitoral.
Maiores informações no site http://www.eleitoral.mpf.gov.br/

Por isso, fique atento, não desperdice seu voto. E preste atenção pois durante o horário da propaganda eleitoral gratuita tem candidato prometendo coisas sobre as quais nem terão competência para legislar.

Aproveito a oportunidade para divulgar o calendário eleitoral disponibilizado pelo TSE:

DIA 30 DE SETEMBRO – 5ª FEIRA:

1. Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei n° 9.504/97, art. 47, caput).

2. Último dia para propaganda eleitoral em páginas

institucionais na Internet (Resolução nO22.460/2006).

3. Último dia para propaganda política mediante reuniões

públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 horas e as 24 horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei nO9.504/97, art. 39, § 4° e § 5°,1).

4. Último dia para a realização de debates (Resolução

nO22.452/2006).

DIA 1º DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

1. Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no espaço máximo, por edição, para cada candidato, partido político ou coligação, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide (Lei n° 9.504/97, art. 43, capuf).

DIA 02 DE SETEMBRO – SÁBADO

1. Último dia para entrega da segunda via do título eleitoral (Código Eleitoral, art. 69, parágrafo único).

2. Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 horas e as 22 horas (Lei n° 9.504/97, art. 39, § 3° e § 5°, I).

3. Último dia para a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som e distribuição de material de propaganda política (Lei nO9.504/97, art. 39, § 5°, I e 111).

DIA 03 DE SETEMBRO – DOMINGO

Às 7 horas
Instalação da seção eleitoral (Código Eleitoral, art. 142).

Às 8 horas
Início da votação (Código Eleitoral, art. 144).

Às 17 horas
Encerramento da votação (Código Eleitoral, arts. 144 e 153).

Depois das 17 horas
Emissão do boletim de urna e início da apuração e da
totalização dos resultados.

1. Possibilidade de funcionamento do comércio no dia da
eleição, com a ressalva de que os estabelecimentos que funcionarem nesta data deverão proporcionar as condições para que seus funcionários possam exercer o direito/dever do voto (Resolução n° 22.963/2008).

Um comentário:

  1. Oi André,
    Quero agradecer mais uma vez a você e a sua esposa por terem providenciado um material tão bem feito e esclarecedor à respeito do comércio local do DF!
    Tentei fazer um resumo e apresentei para minha mãe e minha madrinha (Donas do salão), elas gostaram tanto que me pediram para explicar para nossas vizinhas!
    Falei que vc tinha sido o responsável pela pesquisa, tomei a liberdade e entreguei seus panfletos no comércio da 412 e 413 sul.
    Minha família e nossos funcionários apoiarão você!
    Sucesso!
    Renata Rosa Costa
    EU VOTO MARINA PRESIDENTE!!!

    ResponderExcluir