quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Saldo de infrações ambientais em Brasília

Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), foram aplicados 218 autos de infração durante o ano de 2010. A maioria decorrente de invasões de áreas de preservação permanente, de tanques danificados em postos de gasolina e de bares com música sem revestimento acústico.

Houve uma queda no número de infrações registradas até dezembro, já que em 2008 e 2009 foram registrados 297 e 276 autos de infração ao longo do ano, respectivamente.

Entretanto, a fiscalização ficará mais rigorosa e é possível que o número de infrações aumentes.
Recentemente, equipes do Ibram mapearam áreas de conservação do Distrito Federal e agora, o órgão realiza, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal, uma operação em oito unidades de conservação do DF.
A unidade biológica do Guará foi a primeira vistoriada pela operação do Ibram, há duas semanas. No local, fiscais do órgão encontraram invasões, depósito de ferro-velho, muita sujeira espalhada pela área, criação de porcos e esgoto não tratado transbordando de bueiros a poucos metros das residências.

É interessante acompanharmos as atividades do Ibram, órgão que tem se mostrado bastante atuante na preseservação do meio ambiente em Brasília.

Nos próximos dias 15 e 16 de Dezembro o presidente do Instituto, Gustavo Souto Maior,representando o Governo do Distrito Federal, participará do Seminário Nacional Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade Copa do Mundo 2014, que acontecerá no Rio de Janeiro.


Nos dois dias de encontro serão discutidas também a apresentação dos acúmulos alcançados nas Câmaras Temáticas, a integração entre esporte e meio ambiente como fatores de mobilização da sociedade, incentivo a economia, empregos verdes e inclusão social, além do recolhimento de sugestões para o processo de construção da agenda de sustentabilidade e sobre os mecanismos de envolvimento da sociedade em sua construção e efetivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário