sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Marina Silva se despede do Senado

A senadora Marina Silva (PV-AC) fez ontem, 16 de dezembro, seu discurso de despedida do Senado Federal. Eleita para dois mandatos consecutivos, em 1994 e em 2002, a parlamentar relembrou seu primeiro pronunciamento no Senado, há 16 anos. “Peço a Deus que nos dê sabedoria e humildade para que possamos desenvolver nosso trabalho. Nosso povo deposita esperança neste Senado, esperam vê-lo renovado, ativo, procurando respostas concretas para os problemas que vivenciam. Venho de uma região, posso até dizer, desconhecida e distante, venho de um Estado pequeno, onde conheci a pobreza, a fome, o desemprego, mas cujo povo tem coragem para lutar por seus sonhos”.


Marina disse que não vai ficar no lugar de candidata para 2014: “Quero fazer parte de um processo como parte do processo. Quero lutar por um Brasil que seja economicamente próspero e socialmente justo, ambientalmente sustentável e culturalmente diverso. Quero voltar à sociedade como ativista, como professora, não só na questão partidária, mas como mantenedora de utopias”.

A senadora lembrou o compromisso assumido durante a campanha presidendical de que o Brasil deve ser o País da economia de baixo carbono, da educação que gera oportunidade para todos, da igualdade de oportunidade para todos, livre das desigualdades sociais, que aposta na inclusão produtiva e um exemplo de prosperidade e sustentabilidade ambiental. “Foi com esse compromisso que fomos conversar com os eleitores brasileiros”. Victor Hugo disse uma vez: “Nada é mais potente do que uma ideia cujo tempo chegou”. Mas isso não foi uma pessoa, não fui eu, não foi Guilherme (Leal, seu candidato a vice), não foi o PV, mas é fruto da força da ideia cujo tempo chegou e falou alto para o Brasil”, explicou.

Nós podemos usar os recursos do pré-sal para poder fazer a economia de baixo carbono. Para isso é preciso ter visão estratégica. Para isso é preciso a visão, criar o processo e as novas estruturas para esse mundo em crise, que pode ter na sua crise a grande oportunidade da transformação desse início de século”, acrescentou.

A senadora desejou novamente boa sorte à primeira Presidente eleita mulher, Dilma Rousseff, pedindo que o governo não olhe só para o excesso do que foi feito. “O que foi bem feito mantenha, o que foi errado corrija, mas olhe para o que está faltando e encare.”, finalizou.

É isso aí Senadora, Marina, foi uma honra e uma grande felicidade para mim iniciar na vida política pelo Partido Verde, exatamente no ano em que a senhora foi candidata a Presidência.
Em um planeta que já começa a pedir socorro, suas idéias, seus ideais e seus desafios estão a frente do pensamento dos demais, mas não devem ser vistos como utopia e sim como meta a ser atingida com a máxima urgência.

Veja o discurso de Marina Silva na íntegra: http://migre.me/2ZCMq

Nenhum comentário:

Postar um comentário